Lar Desporto Como começar a fazer exercício: instruções simples

Publicidade

Como começar a fazer exercício: instruções simples

Escolha o exercício certo para si
Corrida, kickboxing, dança, Crossfit, voleibol, ioga, ténis – há muitas opções. Duas coisas o ajudarão a escolher o exercício perfeito para si: como se sente e a sua saúde. Primeiro, pense no que gostaria de fazer: lembre-se do que gostava nas aulas de ginástica ou pense apenas no tipo de exercício que lhe parece interessante. Faça uma lista de opções atractivas. Não tem de se fixar numa só – é até benéfico alternar entre diferentes exercícios. Desta forma, não se aborrecerá com o desporto.

É importante certificar-se de que o treino não será perigoso para o corpo. Para o efeito, é útil fazer uma análise geral ao sangue, verificar o estado do coração, dos pulmões e das articulações. Os testes mostrarão quais os exercícios que podem ser efectuados e quais os que devem ser evitados. Por exemplo, a intensidade do treino cardiovascular depende do coração, e o estado das articulações dos membros inferiores determina se pode fazer agachamentos e saltos.

Encontrar um objetivo
O objetivo certo ajudá-lo-á a não desistir e a transformar o desporto numa norma de vida. O objetivo não tem necessariamente de ser a perda de peso ou o ganho de massa muscular. Pode ser motivado por melhorar a sua saúde, dormir melhor, fugir ao stress ou fazer novos amigos.

O principal é que o objetivo deve ser alcançável. Um principiante não conseguirá, de modo algum, correr uma maratona completa após seis meses de treino: para preparar o corpo para tal desafio, é necessário treinar durante, pelo menos, um ano e meio, caso contrário, existe o risco de lesões. Mas é realista correr uma meia maratona em seis meses.

Może Ci się spodobać

Publicidade