O Kettlebell lifting é um desporto de ciclismo de força. Isto significa que o atleta repete o mesmo movimento durante um determinado tempo e fá-lo com equipamento pesado.
O Kettlebell lifting foi oficialmente reconhecido em 1962. 30 anos mais tarde, foi criada a Federação Internacional de Kettlebell Lifting e realizaram-se os primeiros Campeonatos da Europa e depois do Mundo.
Assim, ao fazer kettlebell lifting, é possível participar em competições russas e internacionais e obter um título desportivo. Mas também é possível treinar apenas por uma questão de fitness e saúde.
O que o kettlebell lifting ajuda a conseguir
Ao praticar este desporto, será capaz de
Fortalecer os seus músculos. Durante os movimentos com kettlebell, as coxas e os glúteos, os gémeos, os abdominais, as costas e os ombros são postos a trabalhar. Ao treinar, irá bombear praticamente todo o corpo.
Desenvolver a resistência. O levantamento com Kettlebell desenvolve a resistência geral e a resistência de força – a capacidade de trabalhar durante longos períodos de tempo a um ritmo cardíaco elevado, e de o fazer com pesos. É provável que estas capacidades venham a ser úteis mais do que uma vez na sua vida: não ficará sem fôlego numa corrida e será capaz de carregar sacos pesados e mover móveis sem problemas.
Desenvolver capacidades de força de vontade. 10 minutos parecem pouco tempo – mas só se não estiver a treinar com dois kettlebells. No treino, terá de suportar uma respiração rápida, ardor nos músculos cansados e dor nas bolhas que foram arrancadas. A capacidade de ignorar o desconforto e continuar a trabalhar requer força de vontade e ajuda-o a desenvolver esta qualidade.